Senhora Da Conceição E Santa Luzia
Em Dezembro realizam-se duas festas religiosas. No dia oito, a Nossa Senhora da Conceição, e logo a seguir, a Santa Luzia.
Noutros tempos, fazia questão de estar presente. Na Festa da Nossa Senhora da Conceição, por ser realizada na povoação de Casal do Fundo, e por ser aquela em que as ruas ficam ornamentadas pelas mãos sábias do Povo. Na Festa de Santa Luzia, pela sua modéstia e humildade.
Estas duas festas merecem uma referência especial à sua parte religiosa, com as procissões bem participadas e organizadas. Tanto a Nossa Senhora da Conceição como a Santa Luzia, ficam, com toda a certeza, honradas e dignificadas com o Trabalho e Empenho dos organizadores.
A sua parte profana, aquela que eu mais apreciava, iniciava-se imediatamente a seguir às procissões. No final das festas realizava-se uma “romaria” às casas dos vizinhos, que faziam questão de abrir as suas portas, oferecendo lanche a quem quisesse entrar.
A Festa em homenagem a Santa Luzia tinha uma particularidade que, infelizmente, deixou de ser implementada. Os organizadores não faziam peditório e arcavam com todas as despesas da mesma.
Já Não Gosto De Cerejas